Em cada esporte, existe um fato que mais impressiona. Com certeza no kitesurf, o que mais chama a atenção são os saltos e vôos que podemos fazer.
Assim que o praticante já está orçando com segurança e dominando o controle do kite, entendendo bem o posicionamento deste nas zonas de power, é hora de começar a tentar os saltos.
É recomendado que o aprendizado seja passo a passo, começando com pequenos saltos para entender o mecanismo e pegar o timing ideal. Depois você vai tentando saltos maiores, mais longos e então é praticar para melhorar cada vez mais.
Para um salto perfeito, o TIMING é tudo. Ao aterrisar, se você abaixa o kite muito cedo, você aterrisa com muito impacto. Se demora a abaixá-lo, aterrisa sem velocidade e a prancha afunda.
1 Mantenha o kite no alto, tracionando na posição de 10hs (12hs corresponde ao neutro). Puxe a barra (no kite de 4 linhas) para conseguir bastante pressão. Crie o máximo de tensão, cravando mais a prancha na água e orçando. Mantenha o corpo com boa postura, quadris para frente, peito deitado para trás, pois você começará a ser puxado para frente e para cima. Dica: Não segure por muito tempo a cravada, porque senão você acaba perdendo velocidade e força.2 Ao sentir que a pressão é tão grande a ponto de ficar difícil de segurar, posicione o kite rapidamente para a posição de 12hs (ou 11hs para um salto mais radical) e pule, usando a força das pernas no timing correto para ir mais alto. Lembre-se de segurar as alças com os pés, para que a prancha decole junto e não se solte no ar. Dica: Não se esqueça de usar as pernas para pular, senão o salto sai baixo.3 Ao subir, puxe a prancha com a perna e posicione-a à sua frente. Comande a barra com a mão da frente, trazendo o kite um pouco à sua frente novamente. Se não fizer isto, você fará um pêndulo e passará à frente do kite, fazendo-o perder sustentação e cair atrás de você. Dica: Não posicione o kite muito para frente, senão você perderá o efeito pára-quedas dele e aterrissará com muita força na água. Faça os primeiros saltos olhando para o kite.4 Ao pousar, toque a água com a rabeta da prancha primeiro, direcionando o nariz dela no sentido que você está indo. Se você cair de través ou orçado, a prancha irá travar e você cairá para frente. Ao pousar arribado, estabeleça novamente o velejo orçado cavando a prancha para o lado que vc deseja continuar. Para não perder a velocidade (e a prancha afundar), mergulhe rapidamente o kite na zona de power para retomar o velejo. Dica: Olhe para baixo para ver a distância da água e o sentido que você está indo. Cuidado: Se você perder o efeito pàra-quedas e for cair com muita força na água, levante as pernas e aterrisse de bunda. Assim, a prancha não sairá dos seus pés, facilitando a retomada do velejo e evitando lesões no tornozelo ou joelho. Não salte em águas rasas ou perto da praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário