quarta-feira, 27 de junho de 2012

DECOLAGEM

A decolagem do kite é um dos momentos que requer mais atenção do velejador. A grande maioria dos acidentes ocorreram nessa hora ou na hora do pouso, e muitas vezes ocorre por uma falha em algum item de segurança, falta de conhecimento do velejador e posicionamento incorreto na janela do vento.

Para decolar seu kite, você já deve ter feito no mínimo 3 horas-aula com um instrutor qualificado e deve saber identificar os seguintes itens:

- Direção do vento
- Zona de menor pressão
- Bordo de ataque

O kite deve ser decolado por um assistente que deve ser instruido PELO VELEJADOR sobre como deve ajudar . Não peça ajuda de pessoas na praia que não possuem conhecimento sobre o assunto. Lembre-se que a responsabilidade é sua e se for chamar alguém na hora, explique todos os passos antes de seguir em direção a barra e solicitar a decolagem.

Acompanhe no Kiteschool do Kitesurf Mania a melhor maneira de decolar a sua pipa:
1  Tenha sempre a ajuda de um parceiro para segurar o kite na decolagem.
seta vermelha=vento
2 Posicione o kite na lateral do vento. Com o vento batendo nas suas costas, seu parceiro deve segurar o kite à sua direita ou esquerda, e nunca à frente (na direção do vento). O kite deve ser segurado pelo bordo de ataque.
3 Quando você se posicionar corretamente e achar o ângulo correto no vento (as linhas devem estar perpendiculares ao vento e não paralelas) seu assistente pode soltar o kite e você comanda levemente para ele subir.
4  Neste ponto de vista o vento está vindo da esquerda para a direita.
Lembre-se: NUNCA segure nas linhas de vôo.
Sempre agarre o kite pelo bordo de ataque e apenas solte ao comando do velejador.
5  Nesta foto, você vê que o assistente sinaliza para o velejador, perguntando se está tudo pronto (posição correta em relação ao vento, linhas tensionadas e conectadas nas devidas posições) para a decolagem.
6  O velejador sinaliza para o assistente que está tudo correto e que ele já pode soltar o kite para a decolagem.
7  Sempre controle o kite com movimentos leves e vagarosos na barra e mantenha o kite na zona neutra até conseguir entender bem a potência que o kite desenvolve ao voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário