sexta-feira, 1 de junho de 2012

Entendendo quando é possivel velejar com seu kite!

Será que hoje dá para velejar?
A força do vento é avaliada muitas vezes pela aparência da superfície do mar, ou seja, quanto maior o vento, maior o número e a altura das ondulações. A unidade de medida da velocidade do vento mais aceita em todo o mundo é o knot (nó, aqui no Brasil). Um nó equivale aproximadamente a 1, 8 km/h. Confira a relação entre a velocidade do vento, superfície do mar e o velejo.
VentoMarVelejo
0 – 1 nóEspelhadoNão dá para velejar
2 – 3 nósEncrespadoÉ melhor ir surfar
4 – 6 nósPequenas ondulações de 10 cmJá dá para encher o kite
7 – 10 nósOndulações de 30 cm – pequenos “carneirinhos”É possível velejar com um kite grande
11 – 16 nósOndas de 1 metroÉ possível velejar com um kite grande e começar a fazer manobras
17 – 21 nósOndas de 2 metrosAgora já é possível saltar, mas é melhor velejar com um kite médio
22 -27 nósOndas de até 3 metrosUm kite médio possibilitará muitas manobras e saltos altos
28 – 33 nósMar grosso – ondas de até 4 metrosSó dá para velejar com um kite pequeno – se você for iniciante, nem vá para a água
34 – 40 nósOndas enormes de até 6 metrosMelhor não arriscar...

• Fonte - Kitesurfmania


Mas atenção – todo o cuidado é pouco. O kitesurf é um esporte que pode ser perigoso se não for praticado de maneira adequada. O primeiro passo é, sem dúvida, fazer um curso com um instrutor profissional em uma escola adequada. Não dá para começar a praticar o kite sem ter uma noção mínima de direção e força do vento.

Os cursos básicos têm em torno de 10 horas/aula e os iniciantes aprendem primeiro a controlar o kite na areia para depois cair na água. O ideal é aprender em uma lagoa ou mar sem onda, com ventos de até 18 nós.
Neste artigo você ficará por dentro das regras básicas de segurança no kitesurf. Também apresentaremos a história do esporte, os detalhes do equipamento e muito mais. Vamos nessa – o vento está soprando forte no HowStuffWorks!

Nenhum comentário:

Postar um comentário