O kitesurf depende totalmente do pleno controle do kite. Costuma-se dizer que 80% do esporte é o domínio do kite. Assim, antes de ir para a água com a prancha, treine bastante o manejo do kite em um local com pouco vento e livre de obstáculos, pessoas e animais. Na fase de treinamento, coloque pouca pressão nos infláveis do kite (o suficiente para lhes dar forma e uma certa rigidez).
Ilustrações de Newton Verlangieri
Decolagem
Segure com a mão uma fita ou tira de papel e identifique a direção do vento. Antes da decolagem, assegure-se de que as linhas estão totalmente desembaraçadas esticando-as totalmente. Decole o kite em uma das laterais da janela (área de menor pressão), com a ajuda de alguém. Oriente o seu ajudante a segurar firmemente o kite pelo meio do bordo de ataque (onde fica o inflável principal do kite) de frente para o vento e só solta-lo ao seu comando. A pessoa deve ficar para trás do kite e se afastar após sua decolagem.
Cuidado! Se soltado no meio da janela, o kite irá traciona-lo fortemente de maneira perigosa e descontrolada.
O pouso é exatamente o mesmo procedimento, porém ao contrário (zona neutra, canto da janela e ajudante segurando firmemente no meio do bordo de ataque).
Exercício 1
Em vento fraco, posicione lentamente o kite no ponto neutro (acima de sua cabeça).
Comece a fazer o kite se movimentar da esquerda para a direita, sem descer até a área de maior pressão.
Cuidado! Apesar de ser cômodo, jamais engate a barra no trapézio em terra. Você pode ser levantado e/ou arrastado por um vento mais forte e não conseguir se soltar, arriscando a ser jogado contra obstáculos.
| Mantenha seus braços estendidos e relaxados para não cansá-los. A maneira correta de comandar o kite é puxar um dos lados da barra para você e deixar o outro totalmente relaxado, aplicando assim uma diferença de comprimento nas linhas. Dica: Torcer a barra como um volante de carro é errado!! Você estaria apenas torcendo as linhas, o kite não vai comandar nada.
|
Exercício 2Após dominar o primeiro exercício, ainda em vento fraco, comece a fazer o kite se movimentar em "8" na área de maior pressão.
Sinta como o kite traciona em certos movimentos e posições da janela.
A sensibilidade adquirida com este exercício vai ser fundamental, quando for usar a prancha na água.
Com o vento mais forte, você será arrastado nas descidas diagonais do kite. Levante as pontas dos pés e deslize na areia. Este é um bom exercício para você desenvolver o sentido de equilíbrio, reagindo com seu peso para trás no momento certo e se familiarizando com a tração do kite.
Dica: Ao ser arrastado, mantenha o controle do kite e não corra em direção a ele, pois isso fará com que ele perca a sustentação e caia. Você deve reagir a tração do kite com seu peso para trás (lembra da AÇÃO e REAÇÃO?)
Cuidado! Se você estiver sendo puxado fortemente para cima com o kite na zona neutra, pouse-o e espere que o vento diminua.
Exercício 3 |
| Com o vento fraco, deite-se na areia, mergulhe o kite diagonalmente e simule a saida com a prancha (waterstart). |
Exercício 4 |
Com o vento fraco, entre na água até a cintura e com a barra engatada no trapézio, treine comandar o kite com apenas uma mão na barra. Após praticar bastante, faça o mesmo exercício sem olhar para o kite, apenas sentindo sua posição pela barra. Você vai precisar dominar esta técnica para controlar o kite, segurar a prancha e posicioná-la ao mesmo tempo. Dica: Na posição neutra, mantenha o kite sempre se movimentando em pequenos zig-zags, para que ele não avance demais e caia atrás de você.
|
Praticando o kitesurf |
Com a prancha na água e o kite na posição neutra, escolha um lado livre de obstáculos para sair. Posicione a prancha e encaixe seus pés nas alças. Mantenha sempre o controle da barra. Dica: Para facilitar, escolha um local raso e sem ondas.
|
Com os pés encaixados, faça um pequeno "8" para o lado oposto que você vai sair, com o kite no alto para ser ligeiramente levantado da água |
Em seguida, mergulhe o kite diagonalmente na direção em que aponta o bico da prancha => Você começará a deslizar na água (planar). Volte a trazer o kite para cima e mergulhe-o novamente. Se você demorar a fazer isso e o kite for muito para o canto da janela, ele vai perder potência e você irá parar. Dica: Aponte a prancha um pouco para a frente (arribada), para adquirir uma certa velocidade e vire-a transversalmente ao vento (través). Não deixe a prancha correr muito para a frente, pois o kite perderá potência e cairá.
|
Dica:
Para ganhar mais velocidade, movimente o kite para cima (verticalmente) e para baixo (diagonalmente). Ao adquirir a velocidade ideal, diminua a frequência dos movimentos, diminuindo o ângulo da descida diagonal. Dica: Tente manter uma velocidade constante e moderada. Pouca velocidade, a prancha afunda. Muita velocidade, a prancha fica instável e descontrolada. |