quarta-feira, 23 de maio de 2012


ASSIM COMO EM UM TRÂNSITO, O MAR EXIGE UM SÉRIE DE REGRAS DE NAVEGAÇÃO PARA QUE SEU VELEJO SEJA TRANQUILO

Compartilhar:  Share3
O kitesurf é um esporte aquático, que envolve velejar e navegar uma prancha em alta velocidade, além de ter que se preocupar com a força constante que o kite desenvolve. Como dividimos a água com banhistas e marujos, é fundamental saber as regras de preferência, sendo que a mais importante é o BOM SENSO.
Como pode-se notar nas ilustrações abaixo, geralmente quem tem melhor ângulo de visão dá a preferência ao velejador que tem mais dificuldade de perceber a aproximação do outro kitesurfista. Por isso, fique sempre atento aos movimentos do outro kitesurfista e lembre-se que ele pode não saber que você está atrás ou se aproximando.
Usar a lógica também é importante:
- Se vocês estão se aproximando da praia, provavelmente o kitesurfista que está à sua frente irá fazer uma transição e se voltará contra você. Dê meia volta antes que ele o faça.
- Esteja sempre atento a tudo que esteja à sua volta. Lanchas, jet skis e windsurfistas podem se aproximar muito rapidamente e pegá-lo de surpresa.
- Ao saltar, lembre-se que você irá arribar muito. Só salte se você tiver uma grande área livre à sua frente. Isso vale também para qualquer manobra, pois se você cometer um erro, poderá ser arrastado para a frente da rota de outro velejador.
Cuidado: Muitos kitesurfistas desconhecem essas regras e podem ir para cima de você. Por isso é sempre bom estar atento e pronto para desviar ou voltar na direção contrária, de preferência com bastante antecedência. Evitar acidentes é obrigação de todos, tendo ou não a preferência de velejo. Além disso, existem muitos kitesurfistas iniciantes que se apavoram nessas situações e perdem o controle do kite e da prancha.
Regras em relação a outras embarcações e esportistas:
As regras da Capitania dos Portos são simples. Toda embarcação com mais manobrabilidade deve se desviar de embarcações com menos facilidade para manobrar. Ou seja: um kitesurfista é obrigado a se desviar de quase tudo, exceto lanchas e jet skis, que não dependem de vento para manobrar e são mais ágeis. Porém sair do caminho deles é bastante recomendável para sua saúde, independente de quem tiver a preferência. Na dúvida, faça meia-volta ou desvie deixando bem claro o trajeto que você está tomando. Mais vale perder a orça que a vida.
Com relação a surfistas, banhistas e nadadores, não há dúvida: o kitesurfista deve sempre evitar qualquer contato procurando manter uma distância segura deles. E lembre-se que acidentes podem resultar na proibição da prática de kite no seu point e o prejudicado será você.
1 Quem tem a mão direita na frente (A), no sentido do velejo, tem a preferência. Nesse caso, o velejador que tiver a mão esquerda à frente (B) deverá arribar (descer no sentido do vento) e abaixar seu kite, enquanto que o que tem a preferência (A) continuará no seu trajeto e deverá levantar seu kite.



2  Quem estiver entrando na água (B) tem a preferência sobre quem estiver saindo ou indo no sentido da praia (A) independente da mão que estiver na frente. Nesse caso, o velejador (A) deverá arribar e abaixar seu kite e o (B) manterá seu caminho e subirá seu kite. 
Esta regra, também válida para o windsurf, é devida à dificuldade maior do atleta que está passando a arrebentação, ficando com capacidade de manobra mais restrita.
Na proximidade da costa, a Regra 2 prevalece sobre a Regra 1


3 Nas ultrapassagens, o velejador que estiver ultrapassando deve arribar e abaixar seu kite, passando na frente do velejador a ser ultrapassado, que deverá levantar seu kite.



4 Se os dois estiverem indo na mesma direção, o que estiver a sotavento (B) tem a preferência de passagem sobre quem estiver a barlavento (A).




Nenhum comentário:

Postar um comentário